O campeonato de monocascos voadores de alto desempenho vai decorrer em Lagos, no Algarve, de 29 de maio a 2 de junho. A cidade algarvia foi outrora a casa do Infante D. Henrique, o Navegador, durante a “Era dos Descobrimentos”. Nos séculos XV e XVI foi o porto preferido dos velejadores portugueses, como Vasco da Gama, que daí partiu para explorar o continente africano e mais além. Perto do Cabo São Vicente, as águas de Lagos foram palco de numerosas batalhas marítimas.
No final de maio as temperaturas são relativamente altas, e, fazem com que a brisa térmica local, a “nortada”, se prolongue pela tarde, proporcionando um vento constante e águas planas – condições perfeitas para os Moth poderem voar. Com estas condições está garantido mais um grande espetáculo na baía de Lagos, que mais uma vez verá alguns dos melhores velejadores da atualidade em ação.
A Classe Moth visita Portugal pela primeira vez graças aos esforços do Município de Lagos, da Sopromar e da Marina de Lagos; a organização do Campeonato da Europa de Moth 2019 está a cargo do Clube Vela de Lagos.