Como interpretar cartas náuticas

Mesmo que não tenha experiência em navegação, é pouco provável que não esteja familiarizado com os sistemas GPS. Talvez tenha um GPS no carro que o leva do ponto A ao ponto B. Talvez dependa de um smartphone. Ou talvez se tenha tornado tão eficiente a navegar no Google Earth depois de espiar tantos imóveis. (Nós não julgamos.) Independentemente de tudo, temos quase a certeza de que não conhece apenas os tradicionais mapas em papel.

No entanto, ao contrário de cada um destes exemplos, a maior parte das cartas marítimas eletrónicas mais modernas têm diversas camadas e aquelas em que se irá focar mais dependem do tipo de atividade ou navegação que irá realizar. Quer pretenda uma carta de navegação normal simples que lhe permita chegar onde quer, ou algo com contornos de profundidade extremamente detalhados ou sombreado de relevo que proporcione uma visão mais clara da estrutura do fundo para fins de pesca, não desespere. A família de materiais de cartografia da Garmin e da Navionics® tem tudo aquilo que possa precisar. Dependendo do plotter cartográfico ou do dispositivo móvel que esteja a utilizar, poderá percorrer as diferentes camadas de forma a obter uma visão perfeita da tarefa em questão.

Carta de navegação
Uma vista aérea para navegação que inclui dados relativos a boias, luzes, cabos, sondas de profundidade, marinas, estações de observação de marés e muito mais.

Carta de pesca
A vista detalhada e melhorada dos contornos do fundo, as sondas de profundidade e os dados batimétricos detalhados são perfeitos para identificar estruturas de pesca como protuberâncias, buracos e saliências, quer esteja a pescar em água doce ou salgada. Nos produtos da Navionics, isto é conhecido como o mapa de batimetria SonarChart™ HD.

Sobreposição de cartas com sombreado de relevo
Um sombreado de elevação de alta resolução de lagos e águas costeiras que combina cores e sombras para uma visualização mais clara e de fácil interpretação da estrutura do fundo em comparação com o que as linhas de contorno, por si só, podem proporcionar. Esta vista pode facilitar a localização de canais, planícies e até mesmo navios submersos que servem de recifes artificiais.

Sobreposição de cartas com imagens de satélite
Uma sobreposição de imagens de satélite de alta resolução em conjunto com uma carta de navegação que lhe proporciona uma vista realista das redondezas, melhorando a perceção situacional.

Imagens da sonda
Uma vista que revela a dureza do fundo em cores vívidas e que realça as áreas de transição subtis e drásticas. Os fundos duros podem incluir pedras ou gravilha, leitos de estradas submersas ou riachos, enquanto que os fundos macios podem incluir areia ou lama.

Vista 3D
Uma representação em 3D da área circundante acima ou abaixo da linha de água. As diferentes vistas a 3D incluem a MarinerEye e a FishEye.

Comunidade ActiveCaptain®
Um conjunto de dados recolhidos por parte da comunidade ActiveCaptain que incluem pontos de interesse carregados pelos utilizadores, informações como classificações e análises de marinas, preços de combustíveis, alterações das condições locais, novos perigos e muito mais. A Atualização mais recente também inclui fotografias.

Tantas escolhas, não é? Não deixe que isso o sobrecarregue. Shaun Ruge, diretor de desenvolvimento do negócio marítimo da Garmin e capitão licenciado de pequenas embarcações, tem conselhos para todos aqueles que pretendam iniciar-se como navegadores.

“Os novos navegadores precisam de aprender a não ficarem ansiosos”, afirma. “As pessoas sentem-se verdadeiramente intimidadas por conduzir um barco. Os barcos não são tão simples como os carros e os caminhos não estão tão bem definidos como uma estrada, não é? Na verdade, a água não é uma estrada. Não existem faixas perfeitamente delimitadas, mas existe um sistema.” E a bússola não é algo verdadeiramente obrigatório. É aqui que a Garmin e a Navionics eliminam grande parte do medo e das dúvidas. “É possível utilizar as cores para que o mapa pareça tão simples quanto o pretendido. Pode ser algo tão fácil como ficar dentro de uma cor e fora de uma outra.”

Fonte: https://www.garmin.com/pt-PT/blog/como-interpretar-cartas-nauticas/

Apresentando o MEGA Live Imaging ™ – Entregando os detalhes e a clareza de imagens MEGA em movimento ao vivo
Stand up paddleboarding: o que precisa para começar

Deixe uma resposta

Navigation
Close

Carrinho

Obrigado por estar aqui!

Será enviada uma password para o seu endereço de email.

Os seus dados pessoais serão utilizados apenas para dar suporte à sua experiência no nosso site, para gerir o acesso à sua conta e para outros fins descritos na nossa política de privacidade.

Já tem uma conta?

Categorias

Abrir Chat